O Atobá é um veleiro de cruzeiro rápido, do projetista argentino Alberto Lúcio Vaqueiro, autor de projetos como o Vaqueiro 22, Bruma 22 e Bruma 19. Recentemente produzimos o mastro do Atobá 25 U7 Uruguaiana, o último dos Atobás em que trabalhamos nessa parceria antiga que temos com o estaleiro do Vitor Hugo Konarzewski, que é quem constrói esse excelente barco aqui no Rio Grande do Sul.
A aquisição das formas para a produção dos Atobás foi feita por Vítor e seu pai em 2009. O que inicialmente era para uma produção exclusiva, expandiu-se além do hobbie conforme foram surgindo pedidos. Desde então, dez veleiros já foram produzidos na fábrica da Ochrona Engenharia em Nova Tramandaí (RS).
Os veleiros são feitos com materiais de última geração e com a melhor técnica possível, além da matéria prima importada, garante Vítor Hugo, que é Engenheirio Químico, além de Doutor na área de Engenharia de Materiais. O casco é forte, laminado com gel-coat isoftálico branco naval, resina estervinílica e mantas e tecidos de fibra de vidro bidirecional 45 graus. “Todo o material é feito para manter a característica do barco com grande resistência e garantir a performance e pouca manutenção ao proprietário. Unimos conhecimento técnico e boa matéria-prima, tendo por resultado barcos excelentes. A parceria com a Mastros Manotaço é exemplo disso, sempre com grandes resultados”, salienta Vitor. Para conhecer mais o veleiro e as especificações desse projeto, confira aqui o site do estaleiro.
Bons ventos ao Uruguaiana! Uma satisfação seguir com essa grande parceria, Vítor! Que venham mais Atobás!